ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA

Autores

  • Tatyana Murer Cavalcante UEM
  • Terezinha Oliveira UEM

Resumo

O objetivo desse texto é tecer considerações acerca da concepção ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274), a partir da relação entre produção do conhecimento e transformações sociais. Selecionamos para análise a questão “As consequências dos atos humanos em razão da bondade e da malícia” oriunda da obra principal do autor, a Suma de Teologia. Faremos este debate à luz de estudiosos da contemporaneidade que tratam do tema, com destaque especial para Le Goff, Lauand e Oliveira. Compreendemos que a elaboração de Tomás de Aquino, gestada na e para a cidade, afirmava a necessidade do conhecimento e do ensino de virtudes orientadas para as relações sociais que implicavam em responsabilidade pessoal. Consideramos que o estudo nos auxilia a questionar o debate acerca da ética na atualidade. Palavras-chave: História da Educação. Ética e Educação. Tomás de Aquino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatyana Murer Cavalcante, UEM

Atualmente é doutoranda em Educação, com bolsa CAPES, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), sob a orientação da Profa. Dra. Terezinha Oliveira, na linha de pesquisa “História e Historiografia da Educação”, com o tema “Ética e Educação em Tomás de Aquino”. Pesquisadora do Grupo Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval desde 2006. Graduada em Pedagogia (2001) e Mestre em Educação (2006) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). Pesquisa História da Educação Medieval desde a graduação, particularmente Tomás de Aquino (séc. XIII). Tem experiência no Ensino Superior, atuando nas áreas de Filosofia e História da Educação (DFE/UEM – 2006/2008), atuando especialmente com os temas: Ética e Educação, Conhecimento, Universidade Medieval, Tomás de Aquino.

Terezinha Oliveira, UEM

Profa. Dra. Terezinha Oliveira Atualmente é professora associada nível C da Universidade Estadual de Maringá e bolsista produtividade em pesquisa do CNPQ – nível 2. Líder do Grupo Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval Graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2005, estágio de Pós-Doutorado em Filosofia da Educação, na Faculdade de Educação da USP. Publicou 43 artigos em periódicos especializados. Possui 14 Livros publicados e 32 capítulos. Orientou 36 projetos de Iniciação Científica, 5 Trabalhos de Conclusão de Curso, 15 Monografias de Especialização nas áreas de Educação, Filosofia e História, 23 Dissertações de Mestrado e 1 Tese de doutorado na área de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Cavalcante, T. M., & Oliveira, T. (2023). ÉTICA E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE TOMÁS DE AQUINO: UM DEBATE COM A HISTORIOGRAFIA. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21018

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)