HUGO DE SAINT-VICTOR: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORDENAÇÃO NOS ESTUDOS

Autores

  • ANA PAULA DOS SANTOS VIANA Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • TEREZINHA OLIVEIRA Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Palavras-chave:

História da Educação Medieval, Memória, História, Sapiência, Hugo de Saint-Victor

Resumo

Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre a sistematização do saber encontrada
em duas obras do mestre medieval Hugo de Saint-Victor (1096-1141): Didascalicon, da arte de ler e De
sacramentis christianae fidei. O objetivo principal do texto é mostrar como esse pensador atribuiu
importância à história e à memória no ensino dos estudantes da Escola da Abadia de Saint-Victor,
tendo em vista sua finalidade primordial: a sapiência. Quando se estuda a História da Educação,
compreende-se que a reflexão sobre valores, independentemente de seu período histórico de
elaboração, é pertinente à formação humana. Assim, entende-se que passado e presente estão
relacionados e que, sem essa percepção, não é possível compreender as prioridades educacionais em
distintos momentos históricos. Ao desprezar a memória e o conhecimento histórico, uma civilização
caminha desnorteada, pois, quando não se conhece o passado, não se tem consciência do presente e
não se tem perspectiva de futuro.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DOS SANTOS VIANA, A. P. ., & OLIVEIRA, T. . (2020). HUGO DE SAINT-VICTOR: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORDENAÇÃO NOS ESTUDOS . Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38055

Edição

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