HUGO DE SAINT-VICTOR: HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORDENAÇÃO NOS ESTUDOS
Palavras-chave:
História da Educação Medieval, Memória, História, Sapiência, Hugo de Saint-VictorResumo
Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre a sistematização do saber encontrada
em duas obras do mestre medieval Hugo de Saint-Victor (1096-1141): Didascalicon, da arte de ler e De
sacramentis christianae fidei. O objetivo principal do texto é mostrar como esse pensador atribuiu
importância à história e à memória no ensino dos estudantes da Escola da Abadia de Saint-Victor,
tendo em vista sua finalidade primordial: a sapiência. Quando se estuda a História da Educação,
compreende-se que a reflexão sobre valores, independentemente de seu período histórico de
elaboração, é pertinente à formação humana. Assim, entende-se que passado e presente estão
relacionados e que, sem essa percepção, não é possível compreender as prioridades educacionais em
distintos momentos históricos. Ao desprezar a memória e o conhecimento histórico, uma civilização
caminha desnorteada, pois, quando não se conhece o passado, não se tem consciência do presente e
não se tem perspectiva de futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.