Catálogos de editoras e a circulação da literatura no contexto escolar
Palavras-chave:
Literatura, Catálogos EditoriaisResumo
Este texto tem como objetivo, apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou catálogos de editoras dedicadas ao público infanto-juvenil, percebendo-os como mediadores importantes das obras literárias que circulam na escola. As principais questões que nortearam a investigação foram: para quem são pensados os catálogos? A quem se destinam? De quais elementos visuais ou textuais os catálogos fazem uso para chamar a atenção do leitor? Constatou-se assim que, a circulação dos catálogos nos espaços escolares cresceu com o fortalecimento da relação mercado e Estado; que a categorização por faixas etárias é uma das marcas mais fortes de escolarização do impresso; que há uma tendência das editoras em enxergar os mediadores de leitura como destituídos de competência para realizar escolhas literárias mais autônomas e, por fim, que a indicação das premiações recebidas pelas obras é uma das maiores armas da indústria editorial para atrair o seu “cliente”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.