Catálogos de editoras e a circulação da literatura no contexto escolar

Autores

  • Aparecida Paiva UFMG
  • Marina Gontijo Teixeira UFMG

Palavras-chave:

Literatura, Catálogos Editoriais

Resumo

Este texto tem como objetivo, apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou catálogos de editoras dedicadas ao público infanto-juvenil, percebendo-os como mediadores importantes das obras literárias que circulam na escola. As principais questões que nortearam a investigação foram: para quem são pensados os catálogos? A quem se destinam? De quais elementos visuais ou textuais os catálogos fazem uso para chamar a atenção do leitor? Constatou-se assim que, a circulação dos catálogos nos espaços escolares cresceu com o fortalecimento da relação mercado e Estado; que a categorização por faixas etárias é uma das marcas mais fortes de escolarização do impresso; que há uma tendência das editoras em enxergar os mediadores de leitura como destituídos de competência para realizar escolhas literárias mais autônomas e, por fim, que a indicação das premiações recebidas pelas obras é uma das maiores armas da indústria editorial para atrair o seu “cliente”.

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Biografia do Autor

Aparecida Paiva, UFMG

Professora associada da UFMG, pesquisadora do Ceale/Fae/UFMG - Doutora em Literatura Comparada

Marina Gontijo Teixeira, UFMG

Professora da rede pública de Belo Horizonte. Mestre em educação pela UFMG.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Paiva, A., & Teixeira, M. G. (2023). Catálogos de editoras e a circulação da literatura no contexto escolar. Educação Em Revista, 28(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21040

Edição

Seção

Artigos