Catálogos de editoras e a circulação da literatura no contexto escolar

Autores/as

  • Aparecida Paiva UFMG
  • Marina Gontijo Teixeira UFMG

Palabras clave:

Literatura, Catálogos Editoriais

Resumen

Este texto tem como objetivo, apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou catálogos de editoras dedicadas ao público infanto-juvenil, percebendo-os como mediadores importantes das obras literárias que circulam na escola. As principais questões que nortearam a investigação foram: para quem são pensados os catálogos? A quem se destinam? De quais elementos visuais ou textuais os catálogos fazem uso para chamar a atenção do leitor? Constatou-se assim que, a circulação dos catálogos nos espaços escolares cresceu com o fortalecimento da relação mercado e Estado; que a categorização por faixas etárias é uma das marcas mais fortes de escolarização do impresso; que há uma tendência das editoras em enxergar os mediadores de leitura como destituídos de competência para realizar escolhas literárias mais autônomas e, por fim, que a indicação das premiações recebidas pelas obras é uma das maiores armas da indústria editorial para atrair o seu “cliente”.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Aparecida Paiva, UFMG
    Professora associada da UFMG, pesquisadora do Ceale/Fae/UFMG - Doutora em Literatura Comparada
  • Marina Gontijo Teixeira, UFMG
    Professora da rede pública de Belo Horizonte. Mestre em educação pela UFMG.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
Catálogos de editoras e a circulação da literatura no contexto escolar. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 24];28(4). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21040