A ORDEM DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MATÉRIAS DA FOLHA DE S.PAULO DE 1996 A 2006

Autores

  • Julio Groppa Aquino Faculdade de Educação da USP

Palavras-chave:

discurso jornalístico sobre educação, governamentalização, Michel Foucault

Resumo

O presente artigo dá a conhecer os resultados de uma investigação das racionalidades e das tensões ético-políticas expressas nas matérias sobre educação escolar veiculadas pelo jornal Folha de São Paulo, no período de dezembro de 1996 – a partir da promulgação da LDB em vigor – a novembro de 2006. Por meio de uma análise do material empírico orientada por alguns operadores teórico-metodológicos oferecidos por Michel Foucault, foi possível atestar, além da proliferação de matérias sobre a temática educacional, que a imprensa escrita arregimenta, de modo reiterativo e circular, concepções reparatórias ou reformistas das práticas escolares contemporâneas, em consonância com as produções acadêmicas, os saberes dos especialistas e as injunções econômicas e políticas. Ao fazê-lo, o discurso jornalístico consagra-se como um potente recurso de governamentalização das atitudes e dos valores partilhados pela população no tocante ao raio de ação do trabalho educativo na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Groppa Aquino, Faculdade de Educação da USP

Docente da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, bem como pós-doutorado pela Universidade de Barcelona. Pesquisador do CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Aquino, J. G. (2023). A ORDEM DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MATÉRIAS DA FOLHA DE S.PAULO DE 1996 A 2006. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21054

Edição

Seção

Artigos