A ORDEM DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MATÉRIAS DA FOLHA DE S.PAULO DE 1996 A 2006

Autores

  • Julio Groppa Aquino Faculdade de Educação da USP

Palavras-chave:

discurso jornalístico sobre educação, governamentalização, Michel Foucault

Resumo

O presente artigo dá a conhecer os resultados de uma investigação das racionalidades e das tensões ético-políticas expressas nas matérias sobre educação escolar veiculadas pelo jornal Folha de São Paulo, no período de dezembro de 1996 – a partir da promulgação da LDB em vigor – a novembro de 2006. Por meio de uma análise do material empírico orientada por alguns operadores teórico-metodológicos oferecidos por Michel Foucault, foi possível atestar, além da proliferação de matérias sobre a temática educacional, que a imprensa escrita arregimenta, de modo reiterativo e circular, concepções reparatórias ou reformistas das práticas escolares contemporâneas, em consonância com as produções acadêmicas, os saberes dos especialistas e as injunções econômicas e políticas. Ao fazê-lo, o discurso jornalístico consagra-se como um potente recurso de governamentalização das atitudes e dos valores partilhados pela população no tocante ao raio de ação do trabalho educativo na atualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julio Groppa Aquino, Faculdade de Educação da USP
    Docente da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, bem como pós-doutorado pela Universidade de Barcelona. Pesquisador do CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A ORDEM DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MATÉRIAS DA FOLHA DE S.PAULO DE 1996 A 2006. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];29(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21054