A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E POBREZA NA CAIXA DO ESTUDANTE POBRE EDELWEISS BARCELLOS DA UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS (1932-1935)

Autores

  • Alice Conceição Christófaro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • LAERTHE DE MORAIS ABREU JUNIOR Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Universidade de Minas Gerais, pobreza, assistência

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o discurso sobre a pobreza dos estudantes dos cursos superiores da Universidade de Minas Gerais que solicitaram auxílio da Caixa do Estudante Pobre Edelweiss Barcellos (CEPEB) no recorte de 1932 a 1935, destacando as relações de poder e a produção de enunciados que buscavam o convencimento dos sujeitos envolvidos no aval dos pedidos e os jogos e efeitos de verdade para conquistar essa ajuda. A escolha para a análise deste tema está relacionada com a perspectiva foucaultiana sobre o discurso e a produção dos efeitos de verdade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alice Conceição Christófaro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Doutoranda em Educação pela UFMG, atuando na linha de pesquisa História da Educação. Mestre em Educação pela UFSJ.

  • LAERTHE DE MORAIS ABREU JUNIOR, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
    Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-doutorado em educação pela Universidade do Minho em Portugal. Professor efetivo da Universidade Federal de São João del-Rei do Departamento de Ciências da Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E POBREZA NA CAIXA DO ESTUDANTE POBRE EDELWEISS BARCELLOS DA UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS (1932-1935). edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];29(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21094