A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E POBREZA NA CAIXA DO ESTUDANTE POBRE EDELWEISS BARCELLOS DA UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS (1932-1935)

Autores

  • Alice Conceição Christófaro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • LAERTHE DE MORAIS ABREU JUNIOR Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Universidade de Minas Gerais, pobreza, assistência

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o discurso sobre a pobreza dos estudantes dos cursos superiores da Universidade de Minas Gerais que solicitaram auxílio da Caixa do Estudante Pobre Edelweiss Barcellos (CEPEB) no recorte de 1932 a 1935, destacando as relações de poder e a produção de enunciados que buscavam o convencimento dos sujeitos envolvidos no aval dos pedidos e os jogos e efeitos de verdade para conquistar essa ajuda. A escolha para a análise deste tema está relacionada com a perspectiva foucaultiana sobre o discurso e a produção dos efeitos de verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Conceição Christófaro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Educação pela UFMG, atuando na linha de pesquisa História da Educação. Mestre em Educação pela UFSJ.

LAERTHE DE MORAIS ABREU JUNIOR, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-doutorado em educação pela Universidade do Minho em Portugal. Professor efetivo da Universidade Federal de São João del-Rei do Departamento de Ciências da Educação.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Christófaro, A. C., & ABREU JUNIOR, L. D. M. (2023). A RELAÇÃO ENTRE ESTUDANTES E POBREZA NA CAIXA DO ESTUDANTE POBRE EDELWEISS BARCELLOS DA UNIVERSIDADE DE MINAS GERAIS (1932-1935). Educação Em Revista, 29(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21094

Edição

Seção

Artigos