Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses

Autores

  • Flavia Medeiros Sarti Departamento de Educação UNESP- campus de Rio Claro

Palavras-chave:

Formação de professores, profissionalização do magistério, universitarização, formadores de professores

Resumo

O artigo problematiza as vinculações comumente estabelecidas entre a universitarização da formação docente e o movimento de profissionalização e, portanto, de valorização do magistério. O tema é discutido a partir dos resultados de uma pesquisa sobre o lugar que os professores da Educação Básica assumem no campo da formação docente, hoje internacionalmente caracterizado pela universitarização do magistério. Tomando o contexto francês como referência, a investigação focalizou o espaço que os professores formadores, tradicionalmente atuantes nos estágios curriculares docentes e no interior dos IUFM, ocupam na formação para o magistério que, naquele país, fora recentemente elevada ao nível mestrado e incorporada à estrutura universitária. Os desafios então enfretados por esses formadores sugerem que a universitarização, sob certas condições, pode fragilizar significativamente a dimensão sócio-profissional da formação inicial docente, comprometendo a legitimidade dessa modalidade de formação no campo educativo e produzindo um cenário paradoxalmente próximo à anti-universitarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Medeiros Sarti, Departamento de Educação UNESP- campus de Rio Claro

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro, onde desenvolve atividades ligadas à Licenciatura, à formação continuada de professores e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Realizou o pós-doutorado na Universidade de Cergy-Pontoise (2011-2012) e o doutorado na Universidade de São Paulo (2005). Seus interesses de pesquisa incluem temas referentes à formação e ao trabalho dos professores e à cultura do magistério.   

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Sarti, F. M. (2023). Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses. Educação Em Revista, 29(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21096

Edição

Seção

Artigos