Espaço Escolar e preconceito: significados de gênero e raça/etnia entre crianças

Autores

  • Tânia Mara Cruz Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação UNISUL/SC

Palavras-chave:

preconceito, gênero, raça/etnia, meninas, séries iniciais

Resumo

Estuda-se as interseções entre as expressões do preconceito racial/étnico e de gênero entre crianças. Resulta de uma das vertentes da pesquisa desenvolvida em 2001-2004 em uma escola pública situada na cidade de São Paulo. Busca saber como meninos e meninas construíam suas relações no cotidiano escolar e como estabeleciam estratégias de sobrevivência em uma sociedade desigual. Caracteriza-se como pesquisa etnográfica e insere-se em estudos de gênero entrecruzados com a sociologia da infância. Com crianças das series iniciais foram observados recreios, salas de aula e entrevistaram-se vinte e seis meninas e vinte e nove meninos. Entre preconceitos de todas as ordens, observa-se forte racismo/sexismo em interações com pouca interferência dos adultos e que cabe às meninas negras tatear caminhos frente à estética dominante de cor da pele, textura dos cabelos, beleza e peso.

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Biografia do Autor

Tânia Mara Cruz, Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação UNISUL/SC

PPGE- Mestrado em educação

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Cruz, T. M. (2023). Espaço Escolar e preconceito: significados de gênero e raça/etnia entre crianças. Educação Em Revista, 30(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21107

Edição

Seção

Artigos