Espaço Escolar e preconceito: significados de gênero e raça/etnia entre crianças

Authors

  • Tânia Mara Cruz UNISUL

Keywords:

preconceito, gênero, raça/etnia, meninas, séries iniciais

Abstract

Estuda-se as interseções entre as expressões do preconceito racial/étnico e de gênero entre crianças. Resulta de uma das vertentes da pesquisa desenvolvida em 2001-2004 em uma escola pública situada na cidade de São Paulo. Busca saber como meninos e meninas construíam suas relações no cotidiano escolar e como estabeleciam estratégias de sobrevivência em uma sociedade desigual. Caracteriza-se como pesquisa etnográfica e insere-se em estudos de gênero entrecruzados com a sociologia da infância. Com crianças das series iniciais foram observados recreios, salas de aula e entrevistaram-se vinte e seis meninas e vinte e nove meninos. Entre preconceitos de todas as ordens, observa-se forte racismo/sexismo em interações com pouca interferência dos adultos e que cabe às meninas negras tatear caminhos frente à estética dominante de cor da pele, textura dos cabelos, beleza e peso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Tânia Mara Cruz, UNISUL
    PPGE- Mestrado em educação

Published

2023-05-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

1.
Espaço Escolar e preconceito: significados de gênero e raça/etnia entre crianças. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 9];30(1). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21107