Espaço Escolar e preconceito: significados de gênero e raça/etnia entre crianças
Keywords:
preconceito, gênero, raça/etnia, meninas, séries iniciaisAbstract
Estuda-se as interseções entre as expressões do preconceito racial/étnico e de gênero entre crianças. Resulta de uma das vertentes da pesquisa desenvolvida em 2001-2004 em uma escola pública situada na cidade de São Paulo. Busca saber como meninos e meninas construíam suas relações no cotidiano escolar e como estabeleciam estratégias de sobrevivência em uma sociedade desigual. Caracteriza-se como pesquisa etnográfica e insere-se em estudos de gênero entrecruzados com a sociologia da infância. Com crianças das series iniciais foram observados recreios, salas de aula e entrevistaram-se vinte e seis meninas e vinte e nove meninos. Entre preconceitos de todas as ordens, observa-se forte racismo/sexismo em interações com pouca interferência dos adultos e que cabe às meninas negras tatear caminhos frente à estética dominante de cor da pele, textura dos cabelos, beleza e peso.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.













