Cultura visual e Pedagogia da Imagem: recuos e avanços nas práticas escolares

Autores

  • heloísa andreia de matos lins FE/UNICAMP

Palavras-chave:

cultura, imagens, pedagogia, cinema, novas mídias

Resumo

O artigo traz reflexões sobre o uso das imagens, mídias e novas tecnologias pelas escolas - a chamada Pedagogia da Imagem – onde se evidencia um panorama historiográfico dessas práticas pedagógicas, diante da cultura visual mais ampla. Destacando a necessidade de tornar essas abordagens (ora de aproximação, ora de afastamento) sejam menos ortodoxas e “didatizadas”, aponta para as potencialidades desses recursos no que se refere, entre outros aspectos, à motivação dos estudantes e à dimensão ética e política envolvida no saber e fazer docentes

Biografia do Autor

  • heloísa andreia de matos lins, FE/UNICAMP
    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (2007), onde também concluiu os cursos de graduação em Pedagogia (1997) e Mestrado em Educação (2001). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Psicologia Educacional da FE - UNICAMP e membro do grupo de pesquisa ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita, onde coordena o Grupo de Estudos Surdos e Novas Tecnologias (GESTEC), na mesma instituição. Foi Profa. Adjunta do Departamento de Ciências da Educação e do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ - São João Del Rei (2010/2011), na área de Ed. Infantil. Atuou como docente no curso de Pós Graduação Educação e Surdez (Atualize - Curitiba) e na Faculdade de Americana (FAM). Prestou serviços à ProfSAT, TV Educativa, como coordenadora pedagógica em EAD (2006-2008). Participou dos cursos PROESF (2004-2008) e GESTORES (2006-2007) como professora convidada da FE/Unicamp. Parecerista e membro editorial de periódicos acadêmicos e editoras. Assessora ad hoc da FAPESP. Foi Orientadora Pedagógica na rede pública municipal de Campinas (2002-2005), professora da PUC-Campinas (2005) e da Unesp - Marília (PEC) (2001-2002), entre outras atividades ligadas ao ensino, principalmente nas seguintes áreas: alfabetização, letramento, ensino/ aprendizagem, surdez, diferença/ desigualdade e novas tecnologias.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Palavra Aberta

Como Citar

Cultura visual e Pedagogia da Imagem: recuos e avanços nas práticas escolares. (2023). Educação Em Revista , 30(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21110

Artigos Semelhantes

21-30 de 105

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)