EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DOS MODOS COMO SE PRODUZEM SUJEITOS CONSUMIDORES NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Pedagogias Culturais, Consumo ConscienteResumo
Este trabalho analisa como, nas pedagogias culturais contemporâneas, estamos implicados em processos de subjetivação para adotar modos supostamente mais adequados de sermos consumidores. Interessa à educação ambiental refletir sobre como o discurso do consumo consciente tem governado sujeitos, modelando e normalizando as condutas. O material empírico selecionado são as edições de um Manual de Etiqueta Sustentável publicado entre 2007 e 2012 pela Editora Abril e distribuído na forma de encarte promocional. Procedeu-se a uma análise discursiva inspirada na teorização foucaultiana e amparada por pesquisadores que se apropriam das noções de discurso articuladas às noções de poder e governo, com o intuito de problematizar o fenômeno da condução da conduta dos sujeitos na racionalidade neoliberal. Os resultados indicam que ao instaurar o consumo consciente como desejável, também essencializa-se o consumo, naturalizando-o nas práticas sociais contemporâneas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.