EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE DOS MODOS COMO SE PRODUZEM SUJEITOS CONSUMIDORES NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS
Palabras clave:
Educação Ambiental, Pedagogias Culturais, Consumo ConscienteResumen
Este trabalho analisa como, nas pedagogias culturais contemporâneas, estamos implicados em processos de subjetivação para adotar modos supostamente mais adequados de sermos consumidores. Interessa à educação ambiental refletir sobre como o discurso do consumo consciente tem governado sujeitos, modelando e normalizando as condutas. O material empírico selecionado são as edições de um Manual de Etiqueta Sustentável publicado entre 2007 e 2012 pela Editora Abril e distribuído na forma de encarte promocional. Procedeu-se a uma análise discursiva inspirada na teorização foucaultiana e amparada por pesquisadores que se apropriam das noções de discurso articuladas às noções de poder e governo, com o intuito de problematizar o fenômeno da condução da conduta dos sujeitos na racionalidade neoliberal. Os resultados indicam que ao instaurar o consumo consciente como desejável, também essencializa-se o consumo, naturalizando-o nas práticas sociais contemporâneas.
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