Um olhar sobre a cultura

Autores

  • Elenilton Vieira Godoy Centro Universitário Fundação Santo André. Centro Universitário da FEI.
  • Vinício de Macedo Santos Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

práticas de significação, cultura, currículo, poder

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir significados de cultura e a sua obrigatória presença para se pensar as questões relacionadas às ideias de poder, resistência e política que não nascem nas teorias de currículo, mas que foram por elas apropriadas. Destaca-se a importância da cultura para discutir-se as questões da contemporaneidade, a partir da premissa de que a cultura é formada por um conjunto de sistemas de significados que dão sentido às ações humanas, sejam elas as nossas ou as demais, possibilitando o entendimento de que qualquer ação social é cultural e que, por isso, as práticas sociais que expressam, comunicam e produzem significados são práticas de significação, discursivas. Para isso, recorre-se às ideias de Moreira & Candau, Hall e Neto para justificar a relevância da cultura nas discussões que tangenciam a educação, a escola, as disciplinas escolares e as relações de poder, resistência e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenilton Vieira Godoy, Centro Universitário Fundação Santo André. Centro Universitário da FEI.

doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Atuou como docente em Matemática na Educação Básica na rede particular de ensino de São Paulo. Atualmente é professor do Centro Universitário da FEI e do Centro Universitário Fundação Santo André.

Vinício de Macedo Santos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e e realizou estágios de pós-doutoramento na Universidade de Sevilha e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Atualmente é professor livre-docente da Faculdade de Educação da USP.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Godoy, E. V., & Santos, V. de M. (2023). Um olhar sobre a cultura. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21134

Edição

Seção

Artigos