ABORDAGEM INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: DA ENERGIA PENSADA À ENERGIA VIVIDA

Autores

  • Rodrigo dos Santos Crepalde UFMG
  • Orlando Gomes de Aguiar UFMG

Palavras-chave:

educação intercultural, ensino de ciências, conceito energia, cruzamento de fronteiras, educação do campo

Resumo

Este artigo tem duplo objetivo. A primeira contribuição é de ordem teórica. Partimos de referenciais teóricos que se definem no marco da educação intercultural, para justificarmos a ampliação da abrangência do referencial multi/intercultural para educação em ciências. Para tal, procuramos identificar em alguns autores e estudos no campo da educação em ciências uma proximidade com essa perspectiva. Do ponto de vista empírico, este artigo pretende examinar os sentidos produzidos ao conceito de energia, por estudantes de curso de licenciatura do campo, em narrativas por eles produzidas na atividade de encerramento de uma sequência didática forjada em uma perspectiva de educação intercultural. A produção escrita das narrativas foi marcada pela atitude ativa e responsiva dos estudantes ao demonstrar, especialmente, relações de “entrelaçamentos” entre as palavras alheias (da ciência escolar) e as suas próprias. Concluímos com algumas implicações para a pesquisa e a prática educativa, especialmente para o ensino de ciências.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Crepalde, R. dos S., & Aguiar, O. G. de. (2023). ABORDAGEM INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: DA ENERGIA PENSADA À ENERGIA VIVIDA. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21135

Edição

Seção

Artigos