Produção coletiva de textos na Educação Infantil: o trabalho de mediação docente

Autores

  • Fernanda Michelle Girão Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina Brandão Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Produção coletiva de textos, Educação Infantil, Mediação docente

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar como professoras da Educação Infantil conduzem o processo de escrita coletiva de textos com seu grupo de crianças. Foi adotada a perspectiva sociointeracionista de Schneuwly (1988), que concebe a produção de textos como uma atividade constituída por dimensões cognitivas e sociais. Participaram da pesquisa duas professoras da Rede Municipal do Recife e seus respectivos grupos de crianças, com idade entre 5 e 6 anos. Três produções coletivas conduzidas por cada professora foram videogravadas e transcritas literalmente. Ao analisar a mediação das professoras foram identificados 11 tipos de intervenção durante a escrita coletiva dos textos. Tais intervenções variaram em grau de complexidade e se mostraram relacionadas aos gêneros textuais produzidos e à própria situação que gerou a escrita dos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Michelle Girão, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).

Ana Carolina Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

PhD em Psicologia pela University of Sussex. Professora do Centro de Educação (UFPE), atuando nos cursos de Graduação e Pós-graduação e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/ UFPE).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Girão, F. M., & Brandão, A. C. (2023). Produção coletiva de textos na Educação Infantil: o trabalho de mediação docente. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21138

Edição

Seção

Artigos