Produção coletiva de textos na Educação Infantil: o trabalho de mediação docente

Autores/as

  • Fernanda Michelle Girão Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina Brandão Universidade Federal de Pernambuco

Palabras clave:

Produção coletiva de textos, Educação Infantil, Mediação docente

Resumen

Esta pesquisa buscou analisar como professoras da Educação Infantil conduzem o processo de escrita coletiva de textos com seu grupo de crianças. Foi adotada a perspectiva sociointeracionista de Schneuwly (1988), que concebe a produção de textos como uma atividade constituída por dimensões cognitivas e sociais. Participaram da pesquisa duas professoras da Rede Municipal do Recife e seus respectivos grupos de crianças, com idade entre 5 e 6 anos. Três produções coletivas conduzidas por cada professora foram videogravadas e transcritas literalmente. Ao analisar a mediação das professoras foram identificados 11 tipos de intervenção durante a escrita coletiva dos textos. Tais intervenções variaram em grau de complexidade e se mostraram relacionadas aos gêneros textuais produzidos e à própria situação que gerou a escrita dos textos.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Michelle Girão, Universidade Federal de Pernambuco
    Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).
  • Ana Carolina Brandão, Universidade Federal de Pernambuco
    PhD em Psicologia pela University of Sussex. Professora do Centro de Educação (UFPE), atuando nos cursos de Graduação e Pós-graduação e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/ UFPE).

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Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Produção coletiva de textos na Educação Infantil: o trabalho de mediação docente. (2023). Educação Em Revista , 30(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21138

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