O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas

Autores

  • Marise Nogueira Ramos EPSJV/Fiocruz. PPFH/UERJ.

Palavras-chave:

educação

Resumo

O artigo discute a contribuição teórico-metodológica da etnografia para o estudo dos saberes profissionais, no encontro da epistemologia compreensiva com o objeto cultura profissional. Defende o não abandono das determinações estruturais nessa perspectiva de análise, situando categorias do método histórico-dialético como necessárias para a reconstrução da relação entre singularidade dos grupos profissionais e totalidade social. Para isto, apresenta o conceito de saber profissional, seguido de características e princípios da etnografia profissional, chegando a elementos práticos da pesquisa etnográfica. As considerações finais esclarecem que estudos sobre experiência e saberes profissionais permitem compreender sua natureza fenomênica e captar mediações da relação entre trabalho e educação, de modo a ver em que medida, ao se constituírem como grupos profissionais, os trabalhadores potencializam sua organização como sujeitos de classe. 

Biografia do Autor

  • Marise Nogueira Ramos, EPSJV/Fiocruz. PPFH/UERJ.

    Doutora em Educação. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e da Faculdade de Educação da UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da EPSJV/Fiocruz. Especialista em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde Pública do Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. 

Downloads

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. (2023). Educação Em Revista , 30(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21153

Artigos Semelhantes

1-10 de 228

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.