O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas
Palabras clave:
educaçãoResumen
O artigo discute a contribuição teórico-metodológica da etnografia para o estudo dos saberes profissionais, no encontro da epistemologia compreensiva com o objeto cultura profissional. Defende o não abandono das determinações estruturais nessa perspectiva de análise, situando categorias do método histórico-dialético como necessárias para a reconstrução da relação entre singularidade dos grupos profissionais e totalidade social. Para isto, apresenta o conceito de saber profissional, seguido de características e princípios da etnografia profissional, chegando a elementos práticos da pesquisa etnográfica. As considerações finais esclarecem que estudos sobre experiência e saberes profissionais permitem compreender sua natureza fenomênica e captar mediações da relação entre trabalho e educação, de modo a ver em que medida, ao se constituírem como grupos profissionais, os trabalhadores potencializam sua organização como sujeitos de classe.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.