Notas sobre o acolhimento

Autores

  • Flávia Naethe Motta UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Departamento de Educação e Sociedade

Palavras-chave:

Transições, Acolhimento, Políticas, Educação Infantil

Resumo

Esse artigo é fruto das primeiras análises de uma pesquisa em um município da Baixada Fluminense que estuda as transições às quais estão submetidas as crianças nos espaços educativos. A questão das transições nas instituições educativas assume relevância diante das naturezas orgânica, sequencial e articulada, a partir das quais devem se estruturar as etapas e modalidades do processo de escolarização.

A partir da primeira semana de aulas de crianças de 2 anos, Questionamos: Como se dá o primeiro ingresso da criança na Educação Infantil? Há estratégias específicas para a “adaptação”? Elas visam prioritariamente o bem-estar das crianças ou dos adultos? Ou se pautam nos aspectos administrativos das instituições?

Tomamos como referência o Ciclo de políticas na tentativa de considerar os processos micro e macro políticos  articulando os contextos que cercam a produção e os resultados das políticas refletidos nas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Naethe Motta, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Departamento de Educação e Sociedade

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora colaboradora do PPEGEduc da UFRRJ. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ministra as disciplinas Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Didática.. Psicóloga Escolar. Coordenadora do GRUPIs - Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos que desenvolve o Projeto Educação da infância de 0 a 10 anos: as transições das crianças no cotidiano das instituições educacionais

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Motta, F. N. (2023). Notas sobre o acolhimento. Educação Em Revista, 30(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21161

Edição

Seção

Artigos