Notas sobre o acolhimento
Palavras-chave:
Transições, Acolhimento, Políticas, Educação InfantilResumo
Esse artigo é fruto das primeiras análises de uma pesquisa em um município da Baixada Fluminense que estuda as transições às quais estão submetidas as crianças nos espaços educativos. A questão das transições nas instituições educativas assume relevância diante das naturezas orgânica, sequencial e articulada, a partir das quais devem se estruturar as etapas e modalidades do processo de escolarização.
A partir da primeira semana de aulas de crianças de 2 anos, Questionamos: Como se dá o primeiro ingresso da criança na Educação Infantil? Há estratégias específicas para a “adaptação”? Elas visam prioritariamente o bem-estar das crianças ou dos adultos? Ou se pautam nos aspectos administrativos das instituições?
Tomamos como referência o Ciclo de políticas na tentativa de considerar os processos micro e macro políticos articulando os contextos que cercam a produção e os resultados das políticas refletidos nas práticas.
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