Notas sobre o acolhimento
Palabras clave:
Transições, Acolhimento, Políticas, Educação InfantilResumen
Esse artigo é fruto das primeiras análises de uma pesquisa em um município da Baixada Fluminense que estuda as transições às quais estão submetidas as crianças nos espaços educativos. A questão das transições nas instituições educativas assume relevância diante das naturezas orgânica, sequencial e articulada, a partir das quais devem se estruturar as etapas e modalidades do processo de escolarização.
A partir da primeira semana de aulas de crianças de 2 anos, Questionamos: Como se dá o primeiro ingresso da criança na Educação Infantil? Há estratégias específicas para a “adaptação”? Elas visam prioritariamente o bem-estar das crianças ou dos adultos? Ou se pautam nos aspectos administrativos das instituições?
Tomamos como referência o Ciclo de políticas na tentativa de considerar os processos micro e macro políticos articulando os contextos que cercam a produção e os resultados das políticas refletidos nas práticas.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.