Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo

Autores

  • Fernando Teles Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Larissa Medeiros Marinho dos Santos Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Informática na Educação, Jogo Educativo

Resumo

Este artigo propõe o uso de um jogo eletrônico educativo no âmbito da formação do psicólogo escolar como objeto de uma investigação na área da Informática na Educação. Como mais um instrumento de aprendizagem, o jogo poderá mediar negociações com a Psicologia Escolar, estabelecendo uma porta de entrada para este campo de estudos. Articulando as orientações da Teoria Ator-Rede, a Teoria da Enação e da Autopoiese, tecemos considerações sobre como a aprendizagem mediada por um game poderá dissolver dicotomias como aluno-professor, sujeito-objeto no ato de aprender e ensinar. 

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Biografia do Autor

Fernando Teles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. 

Cleci Maraschin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.

Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de Psicologia.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Teles, F., Maraschin, C., & Santos, L. M. M. dos. (2023). Um game para a Psicologia Escolar: proposições teórico-metodológicas para a construção de um artefato lúdico-educativo. Educação Em Revista, 31(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21164

Edição

Seção

Artigos