A ATENÇÃO A SI E MODOS DE CONCEBER AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Maria de Fátima de Lima das Chagas Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Karla Demoly Rosane do Amaral Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Francisco Milton Mendes Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Palavras-chave:

tecnologias digitais, percurso de professores, atenção a si, conhecimento.

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa que discute como professores concebem as tecnologias digitais e como essas concepções se transformam no transcurso de oficinas de formação, enfatizando a atenção a si nos processos de conhecimento. Como hipótese de trabalho, propomos que o acoplamento com tecnologias digitais pode tornar mais visíveis, para o próprio observador, as modulações de seus modos de atentar a si e ao mundo, pois incrementa as quebras e/ou perturbações nas formas habituais de fazer e saber. Utilizamos como estratégia a pesquisa-intervenção. Foram acompanhados oito professores em oficinas que se desenvolveram durante seis meses no ano de 2013. Como resultado, foi possível distinguir transformações cognitivas referidas às concepções de tecnologia e aos processos de atenção a si no fazer das oficinas. As tecnologias digitais passam a compor a experiência dos professores e estes se percebem atualizando a si mesmos nos espaços de produção do conhecimento na escola.

Palavras-chave: tecnologias digitais, percurso de professores, atenção a si, conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Lima das Chagas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora, Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Univeridade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Especialista em Tecnologia em Educação (PUC/Rio) e em Psicopedagogia (FVJ - CE). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996). Atualmente é Tutora do PROINFO/MEC e do Curso a distância: MIDIAS NA EDUCACAO da IES UERN. Atua também na Prefeitura Municipal de Mossoró, como Dinamizadora do Proinfo no Núcleo de Tecnologias do Município com ênfase em Tecnologias para a educação. Apresenta experiência no Ensino Superior, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, nos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas; na Universidade Estadual Vale do Acaraú no curso de Pedagogia e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) como professora do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR e como tutora da EAD no curso de licenciatura em matemática.

Karla Demoly Rosane do Amaral, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professora da Universidade federal Rural do Semi-Árido – UFERSA.

Drª em Informática na Educação pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação - UFRGS - Porto Alegre/RS/Brasil com Doutorado Sandwich no Laboratoire Anthropologie de l'Écriture na  EHESS - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris/France.

E-mail: karla.demoly@ufersa.edu.br

Telefone: (84) 9487 8106

Francisco Milton Mendes Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campina Grande, conclusão em 2005.

Professor adjunto 3 dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.  

Endereço Completo: Rua Amaro Duarte 905, casa 11, Nova Betânia, 59612-060, Mossoró-RN 

Fones: 84-8118-1332

e-mail: miltonmendes@ufersa.edu.br 

 

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Chagas, M. de F. de L. das, Amaral, K. D. R. do, & Mendes Neto, F. M. (2023). A ATENÇÃO A SI E MODOS DE CONCEBER AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação Em Revista, 31(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21169

Edição

Seção

Artigos