AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PONTOS E CONTRAPONTOS DA PROPOSTA CURRICULAR

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider Universidade do Oeste de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de 9 Anos, processo de implantação, região sul do Brasil

Resumo

Este texto procura contribuir com o debate sobre a necessária revisão dos currículos escolares no contexto de ampliação do ensino fundamental. Apresenta resultados de um levantamento acerca das especificidades do processo de implantação do ensino fundamental de nove anos na rede estadual dos três estados que compõem a Região Sul do Brasil, considerando aspectos normativos implicados na proposta de adequação dos currículos escolares. Destaca, por um lado, o caráter pouco expressivo das orientações emanadas pelas instâncias de regulação intermediária (Conselho Estadual e Secretaria de Educação dos estados) no processo instituído e, por outro, a atribuição de responsabilidade de revisão curricular aos professores da educação básica, evidenciando (in)congruências nas ações encampadas pelos estados sulinos.  

Palavras-chave: Ensino Fundamental de 9 Anos. Processo de implantação. Região Sul do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Pasqual Schneider, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pos-doutorado em política educativa pela Universidade do Minho - Portugal. Doutora em Educação pela UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação) da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, membro do Grupo de Pesquisa "Educação, políticas públicas e Cidadania".

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Schneider, M. P. (2023). AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL: PONTOS E CONTRAPONTOS DA PROPOSTA CURRICULAR. Educação Em Revista, 31(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21172

Edição

Seção

Artigos