A História a Ser Ensinada em São Paulo

Autores

  • Antonio Simplicio de Almeida Neto Universidade Federal da São Paulo
  • Helenice Ciampi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Palavras-chave:

proposta curricular, ensino de história, disciplina escolar, cultura escolar

Resumo

Este artigo discute a Proposta Curricular São Paulo Faz Escola, implantada nas escolas públicas do estado de São Paulo em 2008 e em vigor até o momento. Tal proposta unifica e prescreve conteúdos e procedimentos das diferentes disciplinas escolares através de materiais didáticos para os professores, gestores e alunos, além de vídeos de formação continuada. Destacamos, particularmente, a disciplina escolar História, que é abordada de forma linear, evolutiva e eurocêntrica, bem como os chamados grandes personagens e acontecimentos, desconsiderando os debates e iniciativas que vêm ocorrendo nesse campo curricular e historiográfico desde, pelo menos, os anos 1980.

Biografia do Autor

  • Antonio Simplicio de Almeida Neto, Universidade Federal da São Paulo
    Docente da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História - UNIFESP.
  • Helenice Ciampi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
    Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A História a Ser Ensinada em São Paulo. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 28º de abril de 2025];31(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21175

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