A História a Ser Ensinada em São Paulo

Autores

  • Antonio Simplicio de Almeida Neto Universidade Federal da São Paulo
  • Helenice Ciampi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Palavras-chave:

proposta curricular, ensino de história, disciplina escolar, cultura escolar

Resumo

Este artigo discute a Proposta Curricular São Paulo Faz Escola, implantada nas escolas públicas do estado de São Paulo em 2008 e em vigor até o momento. Tal proposta unifica e prescreve conteúdos e procedimentos das diferentes disciplinas escolares através de materiais didáticos para os professores, gestores e alunos, além de vídeos de formação continuada. Destacamos, particularmente, a disciplina escolar História, que é abordada de forma linear, evolutiva e eurocêntrica, bem como os chamados grandes personagens e acontecimentos, desconsiderando os debates e iniciativas que vêm ocorrendo nesse campo curricular e historiográfico desde, pelo menos, os anos 1980.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Simplicio de Almeida Neto, Universidade Federal da São Paulo

Docente da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História - UNIFESP.

Helenice Ciampi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Almeida Neto, A. S. de, & Ciampi, H. (2023). A História a Ser Ensinada em São Paulo. Educação Em Revista, 31(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21175

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.