UMA DISCUSSÃO SOBRE OS SENTIDOS DA INTEGRAÇÃO DE FERIADOS, FESTAS E COMEMORAÇÕES CÍVICAS NO CALENDÁRIO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS PAULISTAS (1890-1930)

Autores

  • Rita de Cassia Gallego FEUSP
  • Renata Marcílio Cândido FEUSP; Uniban

Palavras-chave:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, TEMPO ESCOLAR, FESTA ESCOLAR

Resumo

O presente artigo articula dois elementos que se complementam em estudos da história da cultura escolar: o tempo e as festas escolares. Os anos entre 1890 e 1930 são marcados pelos esforços estatais de implementar um sistema de ensino público em São Paulo, percebido na profusão de reformas, elaboração de leis, construção de prédios escolares, iniciativas de formação e organização de professores, divulgação de saberes pedagógicos, entre outras. Neste contexto, o detalhamento do calendário e, especialmente, a determinação dos dias de comemorações escolares integram as ações para se constituir um sistema de ensino com funcionamento homogêneo das escolas. O corpus documental a partir do qual se realizou o estudo constituiu-se de textos de revistas pedagógicas, relatórios de inspetores escolares, da legislação educacional e outras obras literárias publicadas no período e que abordaram os temas em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Gallego, FEUSP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. É professora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura na Faculdade de Educação da USP, na área de Didática e do Programa de Pós-Graduação da mesma faculdade, nas linhas de pesquisa - Didática, Teorias de Ensino/História e Historiografia da Educação. No que concerne às pesquisas na área de educação, tem privilegiado os temas: tempo escolar, cultura escolar, organização do trabalho docente e avaliação da aprendizagem.

Renata Marcílio Cândido, FEUSP; Uniban

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2003), Mestrado em Educação (2007) de Doutorado em Educação (2012) pela mesma universidade. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da Universidade Bandeirante de São Paulo - Anhanguera Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e Tópicos Específicos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, cultura escolar, avaliação, festas escolares, práticas da vida escolar e uso dos uniformes.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Gallego, R. de C., & Cândido, R. M. (2023). UMA DISCUSSÃO SOBRE OS SENTIDOS DA INTEGRAÇÃO DE FERIADOS, FESTAS E COMEMORAÇÕES CÍVICAS NO CALENDÁRIO DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS PAULISTAS (1890-1930). Educação Em Revista, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21179

Edição

Seção

Artigos