Relações raciais, cultura acadêmica e os tensionamentos após as ações afirmativas

Autores

  • Joana Celia Passos UFSC

Palavras-chave:

ações afirmativas, cultura acadêmica, desigualdades raciais

Resumo

As assimetrias dascondições de vida de brancos e negros no Brasil deixaram de ser denúncias domovimento negro e passaram e ser explicitadas em indicadores sociais.Destaca-se a distância entre os dois grupos quando o foco é o ensino superior. Éno bojo do debate público e das exigências e demandas colocadas pelo movimentonegro e na conjuntura de mobilizações em âmbito nacional e internacional sobrea necessidade de ações afirmativas nas universidades que se coloca a pesquisaque aqui apresentamos. Nesta, examinamosa cultura acadêmica de uma universidade e suas configurações derivadas dapresença de estudantes negros em seu cotidiano, após a implantação das açõesafirmativas. A pesquisa permitiu identificar os desafios etensionamentos que a implantação das ações afirmativas traz ao cotidiano davida acadêmica universitária para assegurar o acesso e a permanência comqualidade social aos estudantes cotistas negros.

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Biografia do Autor

Joana Celia Passos, UFSC

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Passos, J. C. (2023). Relações raciais, cultura acadêmica e os tensionamentos após as ações afirmativas. Educação Em Revista, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21185

Edição

Seção

Artigos