Relações raciais, cultura acadêmica e os tensionamentos após as ações afirmativas
Palavras-chave:
ações afirmativas, cultura acadêmica, desigualdades raciaisResumo
As assimetrias dascondições de vida de brancos e negros no Brasil deixaram de ser denúncias domovimento negro e passaram e ser explicitadas em indicadores sociais.Destaca-se a distância entre os dois grupos quando o foco é o ensino superior. Éno bojo do debate público e das exigências e demandas colocadas pelo movimentonegro e na conjuntura de mobilizações em âmbito nacional e internacional sobrea necessidade de ações afirmativas nas universidades que se coloca a pesquisaque aqui apresentamos. Nesta, examinamosa cultura acadêmica de uma universidade e suas configurações derivadas dapresença de estudantes negros em seu cotidiano, após a implantação das açõesafirmativas. A pesquisa permitiu identificar os desafios etensionamentos que a implantação das ações afirmativas traz ao cotidiano davida acadêmica universitária para assegurar o acesso e a permanência comqualidade social aos estudantes cotistas negros.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.