Relações raciais, cultura acadêmica e os tensionamentos após as ações afirmativas

Autores

  • Joana Celia Passos UFSC

Palavras-chave:

ações afirmativas, cultura acadêmica, desigualdades raciais

Resumo

As assimetrias dascondições de vida de brancos e negros no Brasil deixaram de ser denúncias domovimento negro e passaram e ser explicitadas em indicadores sociais.Destaca-se a distância entre os dois grupos quando o foco é o ensino superior. Éno bojo do debate público e das exigências e demandas colocadas pelo movimentonegro e na conjuntura de mobilizações em âmbito nacional e internacional sobrea necessidade de ações afirmativas nas universidades que se coloca a pesquisaque aqui apresentamos. Nesta, examinamosa cultura acadêmica de uma universidade e suas configurações derivadas dapresença de estudantes negros em seu cotidiano, após a implantação das açõesafirmativas. A pesquisa permitiu identificar os desafios etensionamentos que a implantação das ações afirmativas traz ao cotidiano davida acadêmica universitária para assegurar o acesso e a permanência comqualidade social aos estudantes cotistas negros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joana Celia Passos, UFSC

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Relações raciais, cultura acadêmica e os tensionamentos após as ações afirmativas. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 23º de junho de 2025];31(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21185

Artigos Semelhantes

1-10 de 142

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.