Relações raciais, cultura acadêmica e os tensionamentos após as ações afirmativas

Autores/as

  • Joana Celia Passos UFSC

Palabras clave:

ações afirmativas, cultura acadêmica, desigualdades raciais

Resumen

As assimetrias dascondições de vida de brancos e negros no Brasil deixaram de ser denúncias domovimento negro e passaram e ser explicitadas em indicadores sociais.Destaca-se a distância entre os dois grupos quando o foco é o ensino superior. Éno bojo do debate público e das exigências e demandas colocadas pelo movimentonegro e na conjuntura de mobilizações em âmbito nacional e internacional sobrea necessidade de ações afirmativas nas universidades que se coloca a pesquisaque aqui apresentamos. Nesta, examinamosa cultura acadêmica de uma universidade e suas configurações derivadas dapresença de estudantes negros em seu cotidiano, após a implantação das açõesafirmativas. A pesquisa permitiu identificar os desafios etensionamentos que a implantação das ações afirmativas traz ao cotidiano davida acadêmica universitária para assegurar o acesso e a permanência comqualidade social aos estudantes cotistas negros.

Biografía del autor/a

  • Joana Celia Passos, UFSC

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Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Relações raciais, cultura acadêmica e os tensionamentos após as ações afirmativas. (2023). Educação Em Revista , 31(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21185

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