Articulando os níveis micro e macro na análise da comunicação pedagógica: a interação face a face e sua estruturação social
Palavras-chave:
sociologia da educação, interação face a face, habitus, comunicação pedagógicaResumo
Este artigo argumenta que toda relação de ‘comunicação pedagógica’ revela-se sob a forma de uma interação face a face, segundo a definição de E. Goffman . Não obstante, a sociologia da educação tem evidenciado, desde sua emergência, que as condições que regem a eficácia de uma relação de comunicação pedagógica não são completamente endógenas à situação em questão: elas dependem decisivamente da socialização e da escolarização prévia dos agentes em interação. Assim, através da observação de uma situação de comunicação pedagógica, cujos agentes em interação tem suas trajetórias sociais reconstruídas previamente por meio de entrevistas em profundidade, o artigo propõe um quadro de pesquisa para a possível orientação de estudos na sociologia da educação que, conforme as tendências recentes da área, sejam direcionados à abordagem de dinâmicas e processos transcorridos no interior das instituições e estabelecimentos de ensino através da articulação dos níveis micro e macrossociológico da análise.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.