A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • José Angelo Gariglio

Palavras-chave:

Educação Física. Formação de professores. Socialização profissional.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter biográfico com dois professores de Educação Física. O estudo teve como objetivo central analisar as repercussões de experiências pré-profissionais desses professores vividas como estudantes da educação básica no desenvolvimento de modelos de ação profissional como professores de Educação Física no interior da escola. Buscamos identificar em que medida esse tempo e ambiente de socialização primária (família, ambiente da vida, educação no sentido lato) participaram ou participam do processo de constituição de crenças e certezas sobre o ensino e a docência em Educação Física na escola. O estudo aponta que essa experiência de pré-profissional tem impactos nas percepções que os professores têm acerca do papel da Educação Física no currículo escolar e de um estilo de ensino que seria próprio do professor de Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Angelo Gariglio

Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e Doutor em Educação pela PUC-Rio.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Gariglio, J. A. (2023). A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação Em Revista, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21190

Edição

Seção

Artigos