A EXPERIÊNCIA ESCOLAR E A SOCIALIZAÇÃO PRÉ-PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação Física. Formação de professores. Socialização profissional.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter biográfico com dois professores de Educação Física. O estudo teve como objetivo central analisar as repercussões de experiências pré-profissionais desses professores vividas como estudantes da educação básica no desenvolvimento de modelos de ação profissional como professores de Educação Física no interior da escola. Buscamos identificar em que medida esse tempo e ambiente de socialização primária (família, ambiente da vida, educação no sentido lato) participaram ou participam do processo de constituição de crenças e certezas sobre o ensino e a docência em Educação Física na escola. O estudo aponta que essa experiência de pré-profissional tem impactos nas percepções que os professores têm acerca do papel da Educação Física no currículo escolar e de um estilo de ensino que seria próprio do professor de Educação Física.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.