Qual o futuro das escolas no campo?

Autores

  • Célia Regina Vendramini Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

escola do campo, escola rural, Brasil, Estados Unidos, Portugal.

Resumo

Tendo como ponto de partida a questão sobre o futuro das escolas rurais ou do campo, o artigo aborda o contexto social, político e econômico que suporta ou não a existência das escolas. Bem como a análise sobre a situação das escolas em diferentes contextos, particularmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Problematizamos sobre as respostas dadas pelo poder público, acadêmicos e organizações e movimentos sociais ao fechamento, à redução do número de alunos e de comunidades rurais com escola, às condições de funcionamento, à distância percorrida pelos alunos, bem como as implicações das escolas para a vitalidade do campo. Concluímos que o futuro das escolas está diretamente relacionado com o futuro do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Depto de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq. Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho. Linhas de pesquisa: trabalho e educação; educação e movimentos sociais; educação do campo.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Vendramini, C. R. (2023). Qual o futuro das escolas no campo?. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21195

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)