Entre a fruição do presente e o investimento no futuro: práticas extracurriculares estudantis nos colégios privados
Palavras-chave:
atividades extracurriculares, socialização, colégios privados, classes dominantesResumo
Neste artigo refletiremos sobre as atividades extracurriculares dos jovens das classes dominantes, tendo por base a realidade educativa de dois prestigiados colégios privados sedeados em Lisboa. Após a revisão da literatura sociológica sobre a educação não-formal e a importância das atividades extracurriculares no quotidiano dos jovens e das famílias e a apresentação das principais técnicas de investigação (inquérito e entrevistas), analisaremos os resultados empíricos sobre a adesão às práticas extracurriculares dos alunos destes colégios e os sentidos que lhes atribuem as respetivas famílias. Concluímos que a frequência destas atividades é massificada entre os jovens destas escolas e que estas preferências estão longe de ter um cunho marcadamente classista, refletindo, para além disso, o ethos da respetiva escola frequentada. Em sintonia com a literatura sociológica, concluímos ainda que a instrumentalidade e a lógica de investimento no futuro subjazem às opções juvenis e também parentais para a ocupação dos tempos livres.
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