Entre a fruição do presente e o investimento no futuro: práticas extracurriculares estudantis nos colégios privados
Palabras clave:
atividades extracurriculares, socialização, colégios privados, classes dominantesResumen
Neste artigo refletiremos sobre as atividades extracurriculares dos jovens das classes dominantes, tendo por base a realidade educativa de dois prestigiados colégios privados sedeados em Lisboa. Após a revisão da literatura sociológica sobre a educação não-formal e a importância das atividades extracurriculares no quotidiano dos jovens e das famílias e a apresentação das principais técnicas de investigação (inquérito e entrevistas), analisaremos os resultados empíricos sobre a adesão às práticas extracurriculares dos alunos destes colégios e os sentidos que lhes atribuem as respetivas famílias. Concluímos que a frequência destas atividades é massificada entre os jovens destas escolas e que estas preferências estão longe de ter um cunho marcadamente classista, refletindo, para além disso, o ethos da respetiva escola frequentada. Em sintonia com a literatura sociológica, concluímos ainda que a instrumentalidade e a lógica de investimento no futuro subjazem às opções juvenis e também parentais para a ocupação dos tempos livres.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.