Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes

Autores/as

  • Valéria Barbosa Resende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisca Pereira Maciel Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

educação, currículo

Resumen

O presente texto apresenta uma pesquisa, desenvolvida em 2007, em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, envolvendo 42 adolescentes, com idades entre 12 e17 anos, com trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. A partir da observação participante, foram organizados e analisados eventos de letramento. Apresentaremos aqui a análise de dois gêneros textuais produzidos pelos adolescentes: anúncio e bilhete, tomando-se como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana (BAKHTIN, 2003). A partir das análises constatou-se que os alunos liam e produziam textos na sala de aula, mediados pelas ações da professora que colocava à disposição dos alunos diversos gêneros textuais, como também incentivava a leitura coletiva dos textos produzidos por eles. Observou-se também a participação dos adolescentes na redefinição das funções da escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Barbosa Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Área: Educação e Linguagem

Graduação em Pedagogia

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Resende, V. B., & Maciel, F. P. (2023). Letramento escolar: Reflexões sobre a produção escrita de adolescentes. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21213

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.