ENEM: Ferramenta de Implementação da Lei 10.639/2003 – Competências para a Transformação Social?

Autores

  • Marco Bettine Almeida Universidade de São Paulo
  • Renata Ferreira Santos Unicamp
  • Lívia pizauro Sanchez USP

Palavras-chave:

Lei, Educação, Negros

Resumo

A Lei 10.639/2003 instituiu o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica no Brasil. Busca-se compreender como a política de avaliação da Educação Básica pode contribuir para a implementação desta Lei. Adotamos a análise de conteúdos para avaliar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta avaliação abordou, entre 2003 e 2012, os conteúdos instituídos pela Lei 10.639/2003, porém, sem abarcar todas as temáticas, colocando apenas cinquenta por cento delas como preocupações centrais das questões ou fundamentais à resolução destas, e ainda reproduzindo estereótipos sobre a África e/ou o negro/a. As avaliações da Educação Básica podem contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003 porque seus conteúdos podem influenciar aquilo que se ensina em sala de aula, diversificando o currículo no tocante às temáticas instituídas por tal legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Bettine Almeida, Universidade de São Paulo

Professor Doutor Livre Docente

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Renata Ferreira Santos, Unicamp

Mestre em Educação Física pela Unicamp

Lívia pizauro Sanchez, USP

Mestre em Mudança Social e Participação Política - USP

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Almeida, M. B., Santos, R. F., & Sanchez, L. pizauro. (2023). ENEM: Ferramenta de Implementação da Lei 10.639/2003 – Competências para a Transformação Social?. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21233

Edição

Seção

Artigos