ENEM: Ferramenta de Implementação da Lei 10.639/2003 – Competências para a Transformação Social?

Autores

  • Marco Bettine Almeida Universidade de São Paulo
  • Renata Ferreira Santos Unicamp
  • Lívia pizauro Sanchez USP

Palavras-chave:

Lei, Educação, Negros

Resumo

A Lei 10.639/2003 instituiu o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica no Brasil. Busca-se compreender como a política de avaliação da Educação Básica pode contribuir para a implementação desta Lei. Adotamos a análise de conteúdos para avaliar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta avaliação abordou, entre 2003 e 2012, os conteúdos instituídos pela Lei 10.639/2003, porém, sem abarcar todas as temáticas, colocando apenas cinquenta por cento delas como preocupações centrais das questões ou fundamentais à resolução destas, e ainda reproduzindo estereótipos sobre a África e/ou o negro/a. As avaliações da Educação Básica podem contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003 porque seus conteúdos podem influenciar aquilo que se ensina em sala de aula, diversificando o currículo no tocante às temáticas instituídas por tal legislação.

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Biografia do Autor

  • Marco Bettine Almeida, Universidade de São Paulo

    Professor Doutor Livre Docente

    Escola de Artes, Ciências e Humanidades

  • Renata Ferreira Santos, Unicamp
    Mestre em Educação Física pela Unicamp
  • Lívia pizauro Sanchez, USP
    Mestre em Mudança Social e Participação Política - USP

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Publicado

30-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ENEM: Ferramenta de Implementação da Lei 10.639/2003 – Competências para a Transformação Social?. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];32(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21233