ENEM: Ferramenta de Implementação da Lei 10.639/2003 – Competências para a Transformação Social?
Keywords:
Lei, Educação, NegrosAbstract
A Lei 10.639/2003 instituiu o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica no Brasil. Busca-se compreender como a política de avaliação da Educação Básica pode contribuir para a implementação desta Lei. Adotamos a análise de conteúdos para avaliar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Esta avaliação abordou, entre 2003 e 2012, os conteúdos instituídos pela Lei 10.639/2003, porém, sem abarcar todas as temáticas, colocando apenas cinquenta por cento delas como preocupações centrais das questões ou fundamentais à resolução destas, e ainda reproduzindo estereótipos sobre a África e/ou o negro/a. As avaliações da Educação Básica podem contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003 porque seus conteúdos podem influenciar aquilo que se ensina em sala de aula, diversificando o currículo no tocante às temáticas instituídas por tal legislação.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.













