FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades

Autores

  • Leôncio José Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Ferreira Pedroso Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Formação de professores, Qualidade da EJA

Resumo

O debate que envolve a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não é recente. Além disso, tem-se observado que, nas últimas décadas, a formação e a profissionalização do educador de jovens e adultos vem se tornando cada vez mais nuclear nas práticas educativas e nas discussões teóricas da área. Buscando compreender a constituição desse rico campo e seus embates na realidade brasileira, este artigo propõe trazer para a reflexão algumas questões que emergiram de pesquisas que vêm sendo realizadas acerca dessa temática, tais como a necessidade de se ter ou não um profissional preparado para atuar na EJA, quais os impasses que dificultam essa preparação, bem como quais seriam as bases teórico-metodológicas para essa formação.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Formação de professores; Qualidade da EJA.

Biografia do Autor

  • Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

  • Ana Paula Ferreira Pedroso, Universidade Federal de Minas Gerais
    Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

05/30/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 24º de abril de 2025];32(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259

Artigos Semelhantes

11-20 de 1480

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.