FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades

Autores

  • Leôncio José Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Paula Ferreira Pedroso Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Formação de professores, Qualidade da EJA

Resumo

O debate que envolve a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não é recente. Além disso, tem-se observado que, nas últimas décadas, a formação e a profissionalização do educador de jovens e adultos vem se tornando cada vez mais nuclear nas práticas educativas e nas discussões teóricas da área. Buscando compreender a constituição desse rico campo e seus embates na realidade brasileira, este artigo propõe trazer para a reflexão algumas questões que emergiram de pesquisas que vêm sendo realizadas acerca dessa temática, tais como a necessidade de se ter ou não um profissional preparado para atuar na EJA, quais os impasses que dificultam essa preparação, bem como quais seriam as bases teórico-metodológicas para essa formação.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Formação de professores; Qualidade da EJA.

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Biografia do Autor

Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Paula Ferreira Pedroso, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Soares, L. J. G., & Pedroso, A. P. F. (2023). FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21259

Edição

Seção

Artigos