EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ACESSO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Autores

  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Andreia da Silva Quintanilha Sousa Universidade Federal de Rondônia Lotação Provisória no Departamento de Fundamentos e Política da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Política de Educação Superior, UAB, Evasão, permanência.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da evasão no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo como uma das suas referências o processo de expansão da educação superior na modalidade a distância que se verificou a partir dos anos 1990. A análise dos dados disponíveis no Sitema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB) e no Observatório da Vida do Estudante Universitário (OVEU/UFRN) resultou da pesquisa cujo objetivo foi conhecer o perfil dos estudantes evadidos no curso de licenciatura em Física oferecidas UAB/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O pressuposto central da análise é a compreensão de que a permanência e a evasão são determinados por vários elementos, o que exige das instâncias competentes o reconhecimento da necessidade de criar mecanismos e critérios de acompanhamento mais eficientes e transparentes para favorecer a permanência.

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Biografia do Autor

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora do CCHS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS. Coordenadora do GEPPES/MB

Andreia da Silva Quintanilha Sousa, Universidade Federal de Rondônia Lotação Provisória no Departamento de Fundamentos e Política da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal de Rondônia

Lotação Provisória no Departamento de Fundamentos e Política da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Maciel, C. E., & Sousa, A. da S. Q. (2023). EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ACESSO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21273

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS