A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DIANTE DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL

Autores

  • Deise Mancebo Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-8312-4495
  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Schugurensky Arizona State University

Palavras-chave:

Mundialização do capital, Educação superior, Produção do conhecimento

Resumo

O artigo discute o processo de expansão da educação superior brasileira, considerando as demandas do capitalismo monopolista contemporâneo de predominância financeira.  O texto é um estudo de caráter exploratório e sua construção apoia-se em pesquisa bibliográfica e análise documental de problemáticas convergentes e necessárias para a compreensão do tema, adotando uma perspectiva de análise que conjuga aspectos quantitativos e qualitativos. Na sequência, o artigo discute o processo de mundialização do capital sob a predominância financeira, as expressões da mundialização no Estado brasileiro e a forma como se deu a expansão da educação superior nas últimas décadas no Brasil, considerando os setores público e privado. Especial atenção é dada para a produção de conhecimento mercantilizada, pelo impacto que tem provocado na cultura institucional universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Coordenadora do Observatório da Educação (OBEDUC) “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”. 

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade de Campinas (UNICAMP); em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Economia pela Universidade de Londres. Professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Visiting Professor na Mercer University (GA-US-2012-2014) e na Arizona State University (2014-2015). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador adjunto do Observatório da Educação (OBEDUC) “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”. 

 

Daniel Schugurensky, Arizona State University

Doutorado em Educational Policy Studies pela University of Alberta (Canada). Professor da Arizona State University (USA), no School of Public Affairs Department e no School of Social Transformation Department. Diretor do School of Public Affairs.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Mancebo, D., Silva Júnior, J. dos R., & Schugurensky, D. (2023). A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DIANTE DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL. Educação Em Revista, 32(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21274

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS