A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DIANTE DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL

Autores

  • Deise Mancebo Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-8312-4495
  • João dos Reis Silva Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Schugurensky Arizona State University

Palavras-chave:

Mundialização do capital, Educação superior, Produção do conhecimento

Resumo

O artigo discute o processo de expansão da educação superior brasileira, considerando as demandas do capitalismo monopolista contemporâneo de predominância financeira.  O texto é um estudo de caráter exploratório e sua construção apoia-se em pesquisa bibliográfica e análise documental de problemáticas convergentes e necessárias para a compreensão do tema, adotando uma perspectiva de análise que conjuga aspectos quantitativos e qualitativos. Na sequência, o artigo discute o processo de mundialização do capital sob a predominância financeira, as expressões da mundialização no Estado brasileiro e a forma como se deu a expansão da educação superior nas últimas décadas no Brasil, considerando os setores público e privado. Especial atenção é dada para a produção de conhecimento mercantilizada, pelo impacto que tem provocado na cultura institucional universitária.

Biografia do Autor

  • Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Doutora em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Coordenadora do Observatório da Educação (OBEDUC) “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”. 
  • João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos
    Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-doutorado em Sociologia Política pela Universidade de Campinas (UNICAMP); em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Economia pela Universidade de Londres. Professor associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Visiting Professor na Mercer University (GA-US-2012-2014) e na Arizona State University (2014-2015). Livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador adjunto do Observatório da Educação (OBEDUC) “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”. 

     

  • Daniel Schugurensky, Arizona State University
    Doutorado em Educational Policy Studies pela University of Alberta (Canada). Professor da Arizona State University (USA), no School of Public Affairs Department e no School of Social Transformation Department. Diretor do School of Public Affairs.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS

Como Citar

A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DIANTE DA MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL. (2023). Educação Em Revista , 32(4). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21274

Artigos Semelhantes

1-10 de 346

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.