A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social
Palavras-chave:
Desenvolvimento Rural, Educação, FAO, Organismos Internacionais, Educação Rural.Resumo
A FAO, agência da ONU em alimentação e agricultura, atua com expressividade nos programas de governo de combate à fome e de desenvolvimento rural no Brasil, bem como, em países da América Latina, Caribe e África. Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa que apresentou como objeto de estudo a relação entre a proposta desenvolvimento rural FAO e os princípios educativos defendidos por esta agência, nos anos 1950 e a partir de 2005. O estudo foi realizado por meio de fontes secundárias e primárias e apontamos como síntese das conclusões que, assim como nos anos 1950, e coerentemente com a metodologia da FAO de constituição de consensos sociais em torno das propostas de desenvolvimento rural e educativa, atualmente são lançadas bandeiras de lutas que aglutinam setores sociais antagônicos, em torno de uma proposta que promove a inserção subordinada das populações do campo à lógica do mercado.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.