A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social
Keywords:
Desenvolvimento Rural, Educação, FAO, Organismos Internacionais, Educação Rural.Abstract
A FAO, agência da ONU em alimentação e agricultura, atua com expressividade nos programas de governo de combate à fome e de desenvolvimento rural no Brasil, bem como, em países da América Latina, Caribe e África. Apresentamos neste artigo, resultados de uma pesquisa que apresentou como objeto de estudo a relação entre a proposta desenvolvimento rural FAO e os princípios educativos defendidos por esta agência, nos anos 1950 e a partir de 2005. O estudo foi realizado por meio de fontes secundárias e primárias e apontamos como síntese das conclusões que, assim como nos anos 1950, e coerentemente com a metodologia da FAO de constituição de consensos sociais em torno das propostas de desenvolvimento rural e educativa, atualmente são lançadas bandeiras de lutas que aglutinam setores sociais antagônicos, em torno de uma proposta que promove a inserção subordinada das populações do campo à lógica do mercado.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.