DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • AMAURI CARLOS FERREIRA Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA)
  • DANILO ARNALDO BRISKIEVCZ Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais IFMG - Campus Santa Luzia - MG - Brasil
  • SORAIA APARECIDA BELTON FERREIRA Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Faculdade Milton Campos Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISABH) Colégio Centro Educacional Mineiro http://orcid.org/0000-0001-6756-217X

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino de filosofia, Ensino Médio, Prática Docente.

Resumo

A discussão sobre a filosofia e seu ensino representa o tema central deste trabalho. No cenário atual, a filosofia tem seu lugar definido no currículo, conforme determina o Parecer 038/2006. A disciplina de filosofia no Ensino Médio tem uma importância crucial na formação crítica dos estudantes, apontada pelos teóricos e também pelos professores em sua prática pedagógica. Assim, a problemática proposta é tratar a filosofia nesse nível de ensino, tendo em vista os depoimentos dos professores entrevistados e os variados aspectos/inquietações deste processo de filosofar. A trajetória da filosofia na escola se (re)organiza nas complexas relações estabelecidas pela disciplina no cenário da Educação e, também, no universo político que caracteriza cada contexto vivido. Portanto, este artigo discute a forma como os docentes compreendem e significam a prática pedagógica do ensino de filosofia, buscando problematizar estratégias/investigações capazes de fomentar a ensinabilidade desta área do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

AMAURI CARLOS FERREIRA, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA)

Doutor (UMESP), Mestre (PUCSP) em Ciências da Religião; Graduado em Filosofia (PUCMinas)

DANILO ARNALDO BRISKIEVCZ, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais IFMG - Campus Santa Luzia - MG - Brasil

Doutorando em Educação (PUCMinas); Mestre em Filosofia Política (UFMG); Especialização em Temas Filosóficos (UFMG); Graduação em Filosofia (PUCMinas).

SORAIA APARECIDA BELTON FERREIRA, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Faculdade Milton Campos Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISABH) Colégio Centro Educacional Mineiro

Doutoranda em Educação (PUCMINAS); Mestrado em Educação (UNINCOR); Especialização em Filosofia Contemporânea (PUCMinas), Filosofia Clínica (Instituto Packter); Graduação em Filosofia e Serviço Social (PUCMinas).

Publicado

2023-05-30

Como Citar

FERREIRA, A. C., BRISKIEVCZ, D. A., & BELTON FERREIRA, S. A. (2023). DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21283

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.