A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO

Autores

Palavras-chave:

Discurso, Acontecimento, Dispositivo, Governamentalidade, Programa Ciência sem Fronteiras.

Resumo

RESUMO: O Programa Ciência sem Fronteiras é uma ação do governo federal brasileiro que tem por objetivo internacionalizar a educação. Esse artigo tem por objetivo compreender o programa Ciência sem Fronteiras na UTFPR-FB como um acontecimento e dispositivo de governamentalidade. Como metodologia, utilizamos levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas narrativas (BAUER & GASKEL, 2002) e método arquegenealógico (FOUCAULT, 2014). Nossas discussões têm suporte teórico em Foucault (1999, 2008, 2014, 2015), Deleuze (2011), Navarro (2004, 2011, 2015), Veyne (2011) entre outros.  Observamos que o programa Ciência sem Fronteiras pode ser considerado um acontecimento e dispositivo de governamentalidade na UTFPR-FB. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Merkle Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora assistente do Departamento Acadêmico de Ciências Humanas, Letras e Artes (DAHLA)

Pedro Luis Barbosa Navarro, Universidade Estadual de Maringá, PR (UEM)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara, SP. Professor associado do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá, PR.

 

 

 

 

 

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Lingnau, C. M., & Navarro, P. L. B. (2023). A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21296