A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO
Palavras-chave:
Discurso, Acontecimento, Dispositivo, Governamentalidade, Programa Ciência sem Fronteiras.Resumo
RESUMO: O Programa Ciência sem Fronteiras é uma ação do governo federal brasileiro que tem por objetivo internacionalizar a educação. Esse artigo tem por objetivo compreender o programa Ciência sem Fronteiras na UTFPR-FB como um acontecimento e dispositivo de governamentalidade. Como metodologia, utilizamos levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas narrativas (BAUER & GASKEL, 2002) e método arquegenealógico (FOUCAULT, 2014). Nossas discussões têm suporte teórico em Foucault (1999, 2008, 2014, 2015), Deleuze (2011), Navarro (2004, 2011, 2015), Veyne (2011) entre outros. Observamos que o programa Ciência sem Fronteiras pode ser considerado um acontecimento e dispositivo de governamentalidade na UTFPR-FB.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.