As concepções marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani em relação à temática do conhecimento: contribuições ao currículo

Autores

  • Márden de Pádua Ribeiro PUCMG FACISABH
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi PUCMG

Palavras-chave:

Currículo, Dermeval Saviani, Conhecimento.

Resumo

O presente artigo traz à tona as contribuições do educador brasileiro Dermeval Saviani ao campo do currículo. Para isso, utiliza de pesquisa bibliográfico resgatando os princípios marxistas de sua obra, articulando-os ao campo do currículo tendo como pano de fundo a temática do conhecimento. O trabalho utiliza também comentadores de Saviani de modo a tornar mais completa e diversificada a análise. Resgatar as contribuições de Saviani ao currículo é importante em um momento que o campo se afasta da temática do conhecimento (MOREIRA, 2001, 2002, 2007, 2010, 2012) ao priorizar as articulações com a cultura sob viés marcadamente pós-estruturalista. Assim, as concepções de Dermeval Saviani se mantém atuais e polêmicas ao campo, ao defender uma concepção de conhecimento que acolhe princípios de universalidade, e que prioriza a necessidade do currículo como um vetor de transmissão dos conhecimentos tidos como patrimônios da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márden de Pádua Ribeiro, PUCMG FACISABH

Doutorando em Educação –PUCMG

Mestre em Educação – PUCMG

Professor do curso de Pedagogia – FACISABH

Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente (GEPFOR) – FACISABH

Teodoro Adriano Costa Zanardi, PUCMG

Pós-Doutorado em Educação – Universidade de Colônia

Doutor em Educação – PUCSP

Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação – PUCMG

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Ribeiro, M. de P., & Zanardi, T. A. C. (2023). As concepções marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani em relação à temática do conhecimento: contribuições ao currículo. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21305