As concepções marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani em relação à temática do conhecimento: contribuições ao currículo

Autores/as

  • Márden de Pádua Ribeiro PUCMG FACISABH
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi PUCMG

Palabras clave:

Currículo, Dermeval Saviani, Conhecimento.

Resumen

O presente artigo traz à tona as contribuições do educador brasileiro Dermeval Saviani ao campo do currículo. Para isso, utiliza de pesquisa bibliográfico resgatando os princípios marxistas de sua obra, articulando-os ao campo do currículo tendo como pano de fundo a temática do conhecimento. O trabalho utiliza também comentadores de Saviani de modo a tornar mais completa e diversificada a análise. Resgatar as contribuições de Saviani ao currículo é importante em um momento que o campo se afasta da temática do conhecimento (MOREIRA, 2001, 2002, 2007, 2010, 2012) ao priorizar as articulações com a cultura sob viés marcadamente pós-estruturalista. Assim, as concepções de Dermeval Saviani se mantém atuais e polêmicas ao campo, ao defender uma concepção de conhecimento que acolhe princípios de universalidade, e que prioriza a necessidade do currículo como um vetor de transmissão dos conhecimentos tidos como patrimônios da humanidade.

Biografía del autor/a

  • Márden de Pádua Ribeiro, PUCMG FACISABH

    Doutorando em Educação –PUCMG

    Mestre em Educação – PUCMG

    Professor do curso de Pedagogia – FACISABH

    Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente (GEPFOR) – FACISABH

  • Teodoro Adriano Costa Zanardi, PUCMG

    Pós-Doutorado em Educação – Universidade de Colônia

    Doutor em Educação – PUCSP

    Professor do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação – PUCMG

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

As concepções marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani em relação à temática do conhecimento: contribuições ao currículo. (2023). Educação Em Revista , 34. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21305

Artículos similares

1-10 de 52

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.