Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha

Autores

  • Catia Piccolo Viero Devechi Universidade de Brasília
  • Wivian Weller UnB

Palavras-chave:

Educação internacional e comparada. Currículo. Formação de professores, Docência nos anos iniciais, Universidades alemãs.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a reorganização dos cursos de formação para a docência nos anos iniciais no Estado da Renânia do Norte-Vestfália na Alemanha a partir das orientações de Bolonha e da implementação das normas educacionais sancionadas pela KMK em 2004. Analisa documentos normativos e as propostas curriculares atuais dos cursos de duas universidades (UDE e WWU) e dados produzidos por meio de entrevistas narrativas realizadas em 2017 com professores dos Institutos de Ciências da Educação e com coordenadores dos Centros de Formação Docente das mesmas universidades. Com base na análise dos dados, constatamos que os projetos pedagógicos dos cursos se organizam em conformidade com os documentos normativos do Estado NRW, com os acordos realizados em âmbito nacional e com as orientações do processo de Bolonha. O foco é preparar o futuro docente com as competências necessárias para o trabalho na escola primária. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília

Professora do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação, estudos comparados e formação de professores. É coordenadora do GRIECE - Grupo Regional e Internacional de Estudos Comparados em Educação; vice-coordenadora do REPES: Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior; e pesquisadora do grupo: ?Formação Cultural, Hermenêutica e Educação", todos cadastrados no diretório de grupos do CNPq.

Wivian Weller, UnB

graduada em Ciências da Educação (Hauptfach) com formação complementar em Sociologia e Psicologia (Nebenfächer); especialista em Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais, mestre em Ciências da Educação e doutora em Sociologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha (revalidado pela Unicamp). Foi pesquisadora visitante (visiting scholar) na Graduate School of Education - Stanford University, EUA (09/2012-08/2013). Atualmente é Vice-Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (DOU 17/10/2014), professora associada do Departamento de Teoria e Fundamentos e do Programa de Pós-Graduação em Educação - linha de pesquisa: Estudos Comparados em Educação - ECOE. Na condição de Vice-Diretora, exerce, entre outras, a função de Presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE. Bolsista Produtividade em Pesquisa desde 2007 e membro do Comitê Assessor da área da Educação do CNPq (mandato: 01/07/2017 a 30/06/2020) . Desde outubro de 2017 também exerce a função de Conselheira do Conselho de Educação do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, como representante de Instituição Pública Federal de Ensino Superior (DODF 26/10/2017). Coordenadora do GERAJU - grupo de pesquisa Gerações e Juventude (www.geraju.net.br) e vice-coordenadora do GRIECE - Grupo Regional e Internacional de Estudos Comparados em Educação, ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Piccolo Viero Devechi, C., & Weller, W. (2023). Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21322

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)