Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa

Autores

  • Catia Piccolo Viero Devechi Universidade de Brasília
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande
  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Federal de Snata Maria

Resumo

O presente artigo visa discutir as possibilidades de uma aprendizagem comunicativa no tratamento das questões problemáticas da área de formação de professores. Para tanto, mapeamos as abordagens paradigmático-epistemológicas utilizadas para analisar a relação teoria e prática nas teses de doutorado sobre formação de professores defendidas nas universidades federais brasileiras no último triênio de avaliação CAPES (2007, 2008, 2009). Buscamos, nas investigações que tratam sobre o assunto, apontar elementos comuns que possam permitir uma interação comunicativa no equacionamento dos mesmos problemas.  É um esforço para reconhecer a pluralidade e a objetividade as quais têm alicerçado as produções educacionais sobre o assunto, buscando elencar elementos para encontrar horizontes de compreensão que auxiliem a melhor enfrentá-los.

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Biografia do Autor

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília

Atualmente é professora adjunta II da Universidade de Brasília e encontra-se em exercício provisório na Universidade Federal Fluminense. Faz parte da equipe de editores da revista Linhas Críticas/UnB. T

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Snata Maria

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSM (2012-2013); Pesquisador (PQ2) e parecerista Ad Hoc do CNPq desde 2001.

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Piccolo Viero Devechi, C., Tauchen, G., & Trevisan, A. L. (2023). Teoria e Prática nas Pesquisas com Formação de Professores: Uma Compreensão Aberta à Interação Comunicativa. Educação Em Revista, 28(4). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21037

Edição

Seção

Artigos