SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente. Educação Infantil. Formação de professores. Famílias.

Resumo

Este artigo focaliza o trabalho docente no campo da educação infantil (EI), a partir da pesquisa que tematizou os sentidos dos familiares sobre a EI e suas ressonâncias no trabalho e na formação docente. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram desenvolvidos procedimentos de entrevistas às famílias que integravam uma fila em busca de vagas em instituição pública de EI. Com perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana, a análise dos dados referentes aos sentidos sobre a docência na EI informa a reunião de um conjunto de elementos na composição do trabalho docente, abarcando tanto referências a amor, paciência e bondade, quanto a afirmação de requisitos formativos. Com isso, assinalam-se avanços e simultaneamente, desafios, no horizonte de fortalecer o desenvolvimento de uma profissionalidade docente, com destaque para o direito à formação, e a parceria com as famílias, perspectivando avançar no reconhecimento e valorização da docência.

Biografia do Autor

  • Kallyne Kafuri Alves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
    Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
  • Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

    Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores”. Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

1.
SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 18º de abril de 2025];34. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327

Artigos Semelhantes

1-10 de 1373

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.