SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Trabalho docente. Educação Infantil. Formação de professores. Famílias.

Resumo

Este artigo focaliza o trabalho docente no campo da educação infantil (EI), a partir da pesquisa que tematizou os sentidos dos familiares sobre a EI e suas ressonâncias no trabalho e na formação docente. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram desenvolvidos procedimentos de entrevistas às famílias que integravam uma fila em busca de vagas em instituição pública de EI. Com perspectiva teórico-metodológica bakhtiniana, a análise dos dados referentes aos sentidos sobre a docência na EI informa a reunião de um conjunto de elementos na composição do trabalho docente, abarcando tanto referências a amor, paciência e bondade, quanto a afirmação de requisitos formativos. Com isso, assinalam-se avanços e simultaneamente, desafios, no horizonte de fortalecer o desenvolvimento de uma profissionalidade docente, com destaque para o direito à formação, e a parceria com as famílias, perspectivando avançar no reconhecimento e valorização da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kallyne Kafuri Alves, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores” (GRUFAE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Formação e Atuação de Educadores”. Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Alves, K. K., & Côco, V. (2023). SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21327